terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Uma verdadeira lição!


Foi no inicio de 2009, através da minha querida prima e amiga Thereza, que conheci a Pastoral do Menor da Vila Madalena. Uma entidade educacional, mantida pela Igreja Nossa Sra Madalena e por um grupo de voluntários que, com o apoio da comunidade desenvolvem há exatos vinte anos, um trabalho admirável com crianças carentes, vindas de diversas regiões precárias de
São Paulo.
As crianças são de diferentes idades e pela manhã frequentam escolas públicas, chegando na Pastoral no horário do almoço. Ali, recebem além de refeições saudáveis, apoio escolar, aulas de catequese e atividades de lazer e cultura. Tudo isso, complementado por doses elevadas de carinho e amor, oferecidos pela equipe de coordenadores e voluntários.
É Silvia Gebara Santaniello quem coordena o grupo de professores e voluntários. Uma senhora admirável, que jamais demonstra sinais de cansaço ou indisposição. É inacreditável vê-la andando de uma sala a outra dentro da escola, resolvendo mil coisas ao mesmo tempo, atendendo o celular para decidir questões de outras entidades que também contam com a sua ajuda. Um verdadeiro exemplo de vida!
Passei a trabalhar com as crianças, criando uma oficina de artes, aonde elas podem soltar a imaginação e desenvolver trabalhos artesanais maravilhosos. Como eles tem talento! As minhas aulas acontecem então, as sextas feiras, o dia "free" para eles e até agora não houve uma semana em que eu não tenha saído de lá com novas lições de vida...Eu sim, sou a aluna dessa história, pois durante as duas horas que estamos trabalhando juntos, aprendo muito com cada olhar deles, com cada caso que me contam, com cada sorriso que me dão... Que experiencia deliciosa!
Disponibilizar esse tempo na minha agenda maluca, só me traz boas sensações! Várias vezes,quando entro no carro para ir dar as aulas, estou lotada de preocupações e problemas, mas na hora em que escuto 'Oi Tia Dedéia...", os meus pensamentos se acalmam, se tornam pequenos demais diante da doçura dessas crianças. Sentir que, de alguma forma estou proporcionando momentos de alegria e distração a eles, me faz crescer. Volto prá casa com o coração completo, aquecido, alimentado. Tudo isso não tem preço!
A Pastoral é prá mim, o melhor curso de pós graduação na disciplina Viver Bem a Vida!

Se você, leitor desse texto ainda não teve a oportunidade de atuar em algum tipo de trabalho voluntário, agite-se prá conhecer um, vale muito a pena!
Agradecimentos:
Maria Thereza Godoy Pereira
Silvia Gebara Santaniello
Irene e Rosinha
E aos meus Queridos Alunos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário